Formação Inicial e Contínua - António Manuel Duarte Rodrigues
Formação Inicial/Formação Contínua/Formação Complementar
Dados Pessoais
Nome: António Manuel Duarte Rodrigues
Data de nascimento: 31 de Janeiro de 1961
Naturalidade: Casével - Santarém
Código Postal: 2005-279 Santarém
Estado Civil: Casado
E-mail: duartefamalva@sapo.pt
Nacionalidade: Portuguesa
Formação Inicial
Habilitações Académicas
Bacharelato em Ensino Básico, pela Escola do Magistério Primário de Torres Novas, com a classificação final de 13 valores, concluída em 26 de Julho de 1988.
Licenciatura em Educação Física, para o grupo de Educação Física 2º Ciclo do Ensino Básico, pelo Instituto Superior de Ciências Educativas, com a classificação de 13 valores..
Formação Contínua
A formação não pode acabar com um diploma, seja ele de que tipo for, e deve ser contínua e continuada ao longo da nossa vida de pessoas activas. Porque os dias que vivemos são de novidades constantes, e exigem aprendizagens e saberes constantemente refrescados, espera-se, de cada um de nós, actualização sistemática e uma curiosidade natural que nos permita apreender as mudanças. Esta premissa, válida para todas as profissões sem excepção, torna-se ainda mais pertinente quando se exerce a profissão docente, como é o meu caso. Todo o docente deve, pois, actualizar-se, por forma a que o processo de ensino/aprendizagem possa acompanhar as inovações que surgem a um ritmo cada vez mais rápido, quer do ponto de vista científico, quer do ponto de vista pedagógico, quer do ponto de vista tecnológico. Uma boa parte do tempo de um professor deve ser passado na actualização dos seus conhecimentos, na adaptação às novas exigências e aos novos desafios que vão surgindo ao longo da sua carreira profissional, possibilitando-lhe, assim, a melhoria e o aperfeiçoamento da prática docente.
A minha formação, enquanto docente, iniciou-se com o meu bacharelato do 1ªCiclo, no ano de 1988. Ingressei no mundo do trabalho no ano lectivo de 1988/1989, na simpática freguesia de Sanfins do Douro, concelho de Alijó, distrito de Vila Real.
Procurei desde logo frequentar acções de formação que versassem temáticas de manifesto interesse para a minha actividade profissional e, simultaneamente, fossem uma mais-valia para o meu crescimento interior, se bem que à data a oferta formativa era praticamente inexistente em Portugal. Devo esclarecer, com pena, que não tenho certificados das primeiras acções frequentadas pois venho de um tempo em que, muito embora tenha frequentado acções de formação orientadas por pessoal do Ministério da Educação, mais concretamente por pessoal da DREN, esses comprovativos não nos eram facultados. Frequentávamos as formações e ponto final.
Frequência de Acções Creditadas e Seminários, Congressos, Cursos, Palestras, Encontros, Jornadas Pedagógicas, Sessões de Esclarecimento e Workshops Não Creditados - Comprovativos
A partir do ano lectivo de 1992/1993, e por ordem cronológica, frequentei:
Outra Formação Complementar
Seguindo a mesma linha de formação contínua complementar procuro, aliando férias e cultura, viajar por sítios que me enriqueçam interior e profissionalmente. Os sítios Património Mundial/Cultural da Humanidade, as provas e/ou os espaços desportivos de qualidade, os museus, as exposições temporárias são sítios de visita imprescindível.
António Manuel Duarte Rodrigues